Como preparar uma infusão de ervas...

Não há bebida mais acolhedora do que uma infusão de ervas bem feita, por este motivo resolvemos colocar algumas dicas importantes para melhorar sua experiência no preparo e por consequência na degustação.

Aqui vão algumas dicas:

*Para fazer uma infusão é sempre legal observar a água que será utilizada, de preferência mineral ou filtrada.

*A água pode ser aquecida no fogo convencional com uma chaleira (Kettle) ou com o auxílio de jarras elétricas (eletric kettle) que hoje em dia encontramos em diversos lugares como uma forma mais prática e rápida porém é sempre importante dar preferência para jarras elétricas de inox ou vidro (em breve farei um post sobre as jarras elétrica legais) pois as de plástico embora pareçam inocentes podem liberar a substância chamada bisfenol o que não faz nada bem para nosso organismo, isso vale para todo plástico que por eventualidade é aquecido (os copinhos de plástico também), portando esquentar água e beber o chá (quente) somente e recipientes que não contenham plásticos!

*Outro fator bem interessante é o tempo de aquecimento da água, alguns tipos de chás exigem temperaturas recomendadas, isso vale para os chás da Camelia Sinensis como eu já expliquei em outro post a diferença sobre o chá e a tisana.

Guia de temperaturas das principais infusões de ervas

*Tisana (ervas em geral)

O preparo de uma tisana requer que a água seja fervida, ela deve atingir o ponto de ebulição. Recomenda-se um tempo de infusão entre 3 e 8 minutos.

*Chá branco (Camellia Sinensis)

Não necessita que a água chegue ao ponto de ebulição, caso contrário pode queimar as folhas, a temperatura ideal da água deve situar-se entre os 70ºC e os 80ºC.

Observar quando pequenas bolhas começam a formar-se no fundo da chaleira. Recomenda-se um tempo de infusão entre 4 e 8 minutos.

*Chá verde (Camellia Sinensis)

o chá verde está no seu melhor quando a sua água for aquecida a uma temperatura mais baixa, idealmente entre os 65ºC e os 80ºC, ou seja, quando pequenas bolhas começam a formar-se no fundo da chaleira. Recomenda-se um tempo de infusão entre 2 e 4 minutos.

*Chá oolong (Camellia Sinensis)

preparar um chá oolong requer uma água que atinja uma temperatura entre 85ºC e 95ºC, ou seja, quando já se começam a formar bolhas médias na chaleira. Recomenda-se um tempo de infusão entre 4 e 6 minutos.

*Chá preto (Camellia Sinensis)

a preparação de um chá preto exige que a água seja fervida, ou seja, que atinja o ponto de ebulição entre 95ºC a 100ºC. Recomenda-se um tempo de infusão entre 3 e 5 minutos.

Espero que tenham gostado e até breve!

Um grande abraço,

Muito carinho,

Nata Manchon

Recent Posts
Siga-nos
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

SOBRE NÓS

A Naplee Tea nasceu da idéia de compartilhar misturas para chás que únem princípios de saúde e bem estar.
 

A cada mês 2 novos blends são elaborados aliando os princípios ativos (funcionalidades) de ervas 100% naturais com sabor e qualidade. 

Você também recebe sempre um ítem adicional surpresa de modo a tornar sua experiência com os chás ainda mais prazerosa  ;-)

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

FALE  CONOSCO

5a3a16e95688c2.8061719715137563933545977

São Paulo - Brasil

© 2020 BY NAPLEE.COM