top of page

Erva do mês: Folhas de Oliveira


As folhas da Oliveira fazem parte integrante de um dos blends deste mês e por este motivo trouxemos um pouco de história e as propriedades das folhas desta arvore tão conhecida apreciada desde a antiguidade.

Originária da parte oriental do Mar Maditerrâneo, a árvore de Oliveira é conhecida cientificamente como Olea europaea L., e pertence à família Oleaceae.

"Oliva" é uma palavra derivada do idioma latim, mas suas origens vêm do grego " ἐλαία" (Elaia) ou do grego micênico " e-ra-wa" (elaiva), língua em que significa "óleo". Na era final do neolítico, os homens iniciaram o processo que extraia o azeite das azeitonas. A óleo tinha diversas utilizações, entre elas: alimentação e combustível. E é bem por este motivo que a árvore foi alvo de veneração de vários povos.

Outro aspecto marcante das oliveiras é a sua longevidade. Em Israel, algumas árvores chegam a ter 2.500 anos de idade ou mais. Em Portugal, na região de Santa Iria de Azóia, há uma oliveira com 2.850 anos.

As evidências da origem das oliveiras são resquícios das plantas fossilizadas. Algumas foram encontradas em relíquias e relevos da época minoica em Creta, em cerca de 2500 a.C.

Além da Itália, foram achadas no Egito, entre o 5º e o 2º milênio a.C., múmias da XX Dinastia com vestimentas trançadas de oliveira.

Já nas montanhas localizadas no Saara Ocidental ao Norte da África, foram encontradas pinturas nas rochas que se referiam à árvore.

Por todo este motivo, a Oliveira é considerada uma árvore sagrada e assim como os frutos que geralmente estão em maior evidência ao longo da história, as folhas também possuem um papel muito importante quando o assunto são propriedades medicinais.

As propriedades curativas da folha da oliveira já eram conhecidas no antigo Egito. Estas folhas, símbolo do poder divino, também eram usadas na mumificação de faraós.

Um recente estudo realizado pela University of Michigan Health System aponta evidências de que a substância oleuropeína limpa o açúcar do sangue. Ou seja, a infusão age com muito rigor nas nas gorduras acumuladas na região abdominal.

Tem ação antioxidante e pode ser indicada para afecções cardiovasculares, hipertensões moderadas, na prevenção de arteriosclerose e possui efeito diurético.

Possui uma reconhecida ação hipotensora além de ser hipoglicemiante, antisséptico e antibiótico, previne ou reduz a febre, ajuda na hipertensão e é um super diurético.

A infusão também é utilizada no alivio do cansaço, a fadiga e o estresse, prisão de ventre, e auxilia no fortalecimento dos cabelos e unhas e sobre a pele, diminuindo marcas de expressão auxiliando o rejuvenescimento.

Gostou do nosso post de hoje e gostaria de garantir sua caixinha de assinatura ou caixa única contendo o blend ?

Basta um clique aqui para receber no conforto de seu lar blends preparados com responsabilidade e imenso carinho, que auxiliam na qualidade de vida, levando ainda mais saúde para o seu dia a dia!

Orientações e contraindicações: É sempre importante saber que certas ervas e especiarias podem não ser indicadas para uso comum por este motivo é sempre importante consultar seu médico, em principal: gestantes, cardiopatas e hipertensos.

Recent Posts
Siga-nos
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
bottom of page